17 de jan. de 2018

Censo lúdico (Ludopedia)

Conheci os jogos modernos há mais de 15 anos atrás... só este blog está no ar há sete... quando a gente coloca isso em números, sente um peso.. do tempo e da geração mesmo, né gente (pra não dizer da idade)? Mas a verdade, é que também vem um sentimento de orgulho de fazer parte de um hobby que você viu crescer e evoluir. Antes de mim, vieram muitos outros precursores, aqueles que me encantaram com cada jogo novo apresentado. Sempre tomei como pessoal a tarefa de passar esse sentimento, essa acolhida, de que existe um jogo para cada pessoa, cada grupo diferente. E se você jogou algo e não gostou, nem sempre é porque o jogo é ruim, ele só não se encaixa no seu perfil.

Vi encontros/eventos nascerem e se desfazerem no tempo, e outros se firmarem com muito orgulho. Já viciei muito gente nova, e sou constantemente viciada sempre que sento numa mesa, mas sempre no bom sentido. Porque jogar faz bem pra alma, pra cabeça, traz novas e velhas amizades.

A gente pode contabilizar a coleção pelo número de jogos que tem no armário, mas também, pelo número de amigos que fez pelo caminho. Tudo pode virar estatística. Mas o pessoal do Ludopédia levou isso a sério e realmente realizou um censo, nos moldes IBGE, e trouxe os resultados dos perfis dos jogadores brasileiros. Muito legal a iniciativa!

O resultado vem nesse infográfico que ficou incrível!


Quem quiser conferir a matéria original, segue o link: https://www.ludopedia.com.br/topico/19780/censo-ludopedia-2017-resultado


Um comentário:

  1. Renata, consegui acesso a esse blog pelo site do Board Game Geek, gostaria de saber se você tem Facebook ou algum email para que eu possa entrar em contato com você, tira umas duvidas sobre o jogo dixit. Desde já agradeço.
    meu email é rc.ferreira.1995@gmail.com

    ResponderExcluir