6 de ago. de 2012

Last Will


Imagine descobrir que aquele seu tio rico, milhardário, quase um Tio Patinhas, faleceu. Mas excêntrico como foi toda a vida, resolveu deixar um desafio para seus herdeiros (achou que seria fácil?). Como ele não pode aproveitar a vida, ocupado que estava em quadruplicar sua fortuna, ele quer que seu herdeiro seja um merecedor do melhor que o dinheiro pode dar: diversão! Logo, aquele que conseguir gastar mais será o herdeiro da grande fortuna. Então mãos à obra, porque jantares, passeios de barco, teatro, e muita festa de arromba te esperam!

Objetivo
Ser o primeiro a falir, ou ter menos dinheiro que os outros ao final do jogo.

Componentes
1 tabuleiro de planejamento dupla face
1 tabuleiro de cartas dupla face
1 tabuleiro complementar dupla face
5 tabuleiros de jogadores
12 extensões de tabuleiro
140 cartas
4 marcadores de mercado imobiliário
10 garotos de recado (cartola)
5 marcadores de ação
5 marcadores de planejamento
vários marcadores de acompanhantes
vários marcadores de imóveis
marcador de starting player
marcador de rodada
dinheiro

Abrindo a caixa, vemos que Last Will é composto por vários tabuleiros, muitas cartas e tokens, todos com excelente qualidade e uma arte muito bonita, que não apenas agrega valor, mas complementa o jogo com todo o “ar inglês” que o jogo tem. Os tabuleiros são divididos em módulos e todos dupla face, com setups diferenciados para a quantidade de jogadores! Os marcadores de cartolas são um grande charme, sem falar nas casinhas douradas. O manual de regras é ricamente ilustrado e bem escrito. Nem mesmo o verso dos tabuleiros dos jogadores foi esquecido. Nota-se que cada detalhe foi cuidado. Esse capricho e a arte excelente das cartas, com muito humor e bem contextualizadas, já valem a compra.

O jogo

Seu primeiro desafio é quebrar o paradigma ao qual estamos tão acostumados que é acumular pontos e/ou riquezas. Estamos tão condicionados a produzir saldo positivo que o desafio proposto pelo autor tcheco Vladimír Suchý torna-se um esforço fora do comum, gastar, gastar, perder tudo! Leva um tempinho até que seu cérebro funcione ao contrário, e comece a pensar qual a melhor forma de produzir combos que "torrem" seu nada suado dinheirinho.

No início da partida, defini-se qual será a quantia do desafio: de 70 a 130 pounds. E os candidatos a herdeiro terão até 7 rodadas para fazerem o seu melhor. A cada rodada, os jogadores planejam o que será feito (quantas ações terá, quantas cartas comprará, e a ordem do turno). Em seguida, compram as cartas que tem direito e enviam seus “garotos de recado” (as cartolas) ao centro da cidade para realizar suas ordens, que pode ser reservar ingressos para o teatro, conseguir acompanhantes, reserva de restaurante com seu cachorro, passeio de barco com seu cavalo, comprar casas, etc. Todas as excentricidades estão de portas abertas para o seu dinheiro!

As cartas são divididas em cartas de evento (borda branca) de uso único, e de borda preta, que devem ser colocadas nos tabuleiros de cada jogador, podendo ser ativadas a cada rodada.

Na sua vez, o jogador decide como melhor usar suas ações disponíveis para gastar a maior quantia de dinheiro possível. Ele pode usar quantas cartas quiser, e só poderá manter duas na mão ao final da jogada, respeitando sempre o seu limite de ações.

Conselhos importantes:
- divida a quantia inicial por 7 para saber qual o valor ideal a ser gasto por rodada!
- tente construir combos com suas cartas de ação e ajudantes para gastar mais.
- tenha cuidado ao escolher sua propriedade! Lembre-se que para falir, é preciso vendê-la antes! Então, calcule se o que gastará com ela por turno, compensará o valor que receberá de volta!

Tendo isso em vista, agora é só fazer aquilo que a vida real nunca lhe permitiu: gaste todo seu dinheiro e seja feliz, porque no final, você terá ainda muito mais e poderá viver como um lord na Inglaterra (dos tabuleiros, claro!).

Considerações
Last Will está na categoria de jogos que só pode receber elogios. Sua temática inusitada, o humor inerente a cada ilustração e ação, a excentricidade que o cerca só aumentam seu charme. A ilustração é primorosa e de encher os olhos. Com duas mecânicas básicas de “worker placement” e “hand management” Suchý construiu um dos melhores jogos da safra Essen 2011. Perfeito para reunir os amigos várias vezes sem cansar, a cada partida você descobre novas estratégias que podem levá-lo a bancarrota.

Informações adicionais:
2 a 5 jogadores
Acima de 12 anos
Tempo médio: 75 min
Valor médio: U$35
Publisher: Czech Games e  Rio Grande Games
BGG

Ilha

[Publicado na Ludo Brasil Magazine nº 17]

Nenhum comentário:

Postar um comentário