21 de out. de 2011

Thurn and Taxis - Parte II

Adquiri, há um bom tempo atrás, o Thurn and Taxis com sua expansão, “Todos os caminhos levam a Roma”. Na época, ainda iniciante, me preocupei apenas com o jogo base, apenas dando uma breve olhada na expansão, mas sem me aprofundar, até porque as regras estavam em alemão e seria um desafio para o futuro.

No entanto, como a maioria de vocês sabem, conforme o tempo passa, jogamos menos o mesmo jogo e mais jogos diferentes, pela sede de conhecer coisas novas. Com T&T não foi diferente, acabou ficando de lado. Mas, recentemente, alguns amigos o puxaram para a mesa e me fizeram lembrar que eu tinha uma expansão ainda não explorada. Fui pela primeira vez procurar suas regras e descobri que elas só estavam disponíveis no original alemão e em inglês. Foi então que me motivei a traduzi-las para o português e disponibilizar a todos. E para aproveitar, escrevi esse review do jogo base e da expansão. O post está dividido em duas partes para melhor leitura. (leia a parte I aqui.)

THURN AND TAXIS – TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA

O que é:
Expansão lançada em 2008 que na verdade contém duas expansões, que podem ser usadas juntas, ou uma de cada vez, juntamente com o jogo base.
A primeira chama-se “A Audiência”, e num tabuleiro a parte, as carruagens de cada região devem levar seus clérigos para uma audiência com o Papa, ganhando pontos de vitória.
A segunda, que podemos chamar de “Agentes de Honra”, acrescenta novos tiles aos jogo base que podem ser revertidos em favores extras que vão de cartas a pontos de vitória.

Curiosidades:
É a segunda expansão do jogo, precedida por “Poder e Glória” (que traz um novo tabuleiro).

Criadores:
Mantém-se o trio Andréas Seyfarth, Karen Seyfarth e Michael Menzel.

Outras informações:
2 a 4 jogadores
Idade acima de 10 anos
Tempo médio de 60 minutos

Abrindo a caixa: componentes
Componentes (BGG)
Expansão 1:
-1 tabuleiro de jogo com várias estradas para Roma.
-20 tiles de audiência com 5 clérigos diferentes nas quatro cores de cada jogador.
-5 carruagens com as cores dos países.

Expansão 2:
8 tiles de “Postmaster”                                   
8 tiles de “Postal Carrier”
6 tiles de “Administrator”                              
4 tiles de “Cartwright”
12 fichas de Pontos de Vitória                     
4 tiles de resumo

A arte primorosa do jogo base é mantida pelo talentoso Menzel, assim como a qualidade dos componentes.

Regras:
Expansão 1:

Cada jogador pega 5 tiles de audiência na sua cor. Cada jogador, secretamente, atribui cada um dos seus tiles de audiência a cada carruagem e coloco-as virados para baixo no espaço de passageiros para as carruagens  escolhidas. Durante o jogo, os jogadores não podem verificar quais tiles foram postos em qual carruagem, é preciso memorizar.

Quando um jogador fecha uma rota, em adição a pontuação (colocando casas, coletando peças bônus, etc), ele também pode mover uma ou mais carruagens. Para cada carta de cidade na rota fechada que não foi colocado Posto de Correio (casa), o jogador deve mover a carruagem correspondente para uma cidade a mais em direção a Roma. Tal como no jogo básico, o jogador deve colocar todas as casas que lhe é permitido, embora ele possa escolher entre as opções normalmente. Ele não precisa escolher a maioria das casas. Isto se aplica quando um jogador não coloca uma casa devido às regras colocando (todas as casas em um país ou uma casa em cada país) e quando ele poderia colocar uma casa, mas já tem uma nessa cidade.

Os jogadores devem sempre mover as carruagens na direção sul. Quando uma cidade tem várias saídas para o sul (por exemplo, Andechs tem 2 e Florenz tem 3), o jogador decide que caminho a carruagem tomará (desvios ocidental ou oriental são permitidos, desde que a estrada vá, pelo menos, um pouco ao sul).

Quando uma carruagem chega a Roma, uma carta de cidade dessa carruagem é considerada um coringa e o jogador deve mover outra carruagem em direção a Roma. O mesmo se aplica quando Lodz (Polônia) provoca o movimento.
Quando um jogador tem que mover várias carruagens, ele pode escolher a ordem (carta de cidade) a vontade.

Quando uma carruagem chega a Roma, o jogador vira os tiles de audiência das carruagens e os coloca virados para cima nos espaços apropriados dos clérigos. Vários tiles de audiência podem estar no mesmo espaço. Se o espaço de um clérigo já está ocupado quando a carruagem chega, o jogadore remove os tiles de audiência de um espaço do jogo, cololando de volta na caixa.

Para cada tile de audiência no espaço de audiência no final do jogo, o jogador adiciona o valor de pontos do tile aos seus pontos de vitória. O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor.

Clérigos em audiência com o Papa. (BGG)

Expansão 2:

Cada vez que um jogador usa o apoio de um Agente, ele pega o tile correspondente para si. Exemplo: no primeiro turno, cada jogador pega 2 cartas de cidade usando a ajuda da
Postmaster. Assim, cada jogador pega também um tile de "Postmaster".

Assim que um jogador pega o último tile de um Agente, todos os jogadores devem devolver tiles de agentes. Começando com o jogador da vez e continuando no sentido horário ao redor da mesa, cada jogador deve devolver de 1-4 peças diferentes para o suprimento, mas não precisa devolver tudo de uma vez. Para:

1 tile devolvido: o jogador não ganha nada.
Nota: se um jogador não tem tiles, ele não retorna nenhum e não ganha nada.
2 tiles devolvidos: o jogador pode pegar uma carta aberta do tabuleiro ou uma fechada do monte de compra.
3 tiles devolvidos: o jogador leva um tile de ponto de vitória.
4 tiles devolvidos: o jogador pode colocar uma de suas casas no tabuleiro do jogo.

Nota: ao construir uma casa, o jogador pode pegar um tile de bônus ganho normalmente e imediatamente. Se um jogador coloca uma casa dessa e é a última, o jogo termina como se fosse um turno normal. O jogadores retornaram os tiles de volta nos lugares apropriados no tabuleiro de jogo. Se depois do retorno, ainda tiver algum Agente sem nenhum tile  sobre o tabuleiro, os jogadores executam uma nova devolução. Isso continua até que cada Agente tenha ao menos um tile cada. Em cada round, o jogador deve retornar ao menos 1 tile, caso haja. Não precisa devolver todos, pode guardar para usar no futuro, obtendo uma troca mais valiosa.

Após o fim do jogo e antes de pontuação final, cada jogador pode realizar uma troca de tiles finais para ganhar um ponto de vitória ou colocar uma casa se ​​possível.

Tiles do agentes postais, pontos de vitória e carta resumo. (BGG)
Confira a regra completa antes de jogar. Faça o download da regra completa traduzida para o português aqui.

Comentários:
“Todos os caminhos levam a Roma” é uma dupla expansão que eleva o nível de Thurn and Taxis de um jogo para iniciantes para um jogo disputado em que cada ação conta e será preciso toda sua estratégia e jogo de cintura para contornar as suas ações.
O jogo passa a ter uma interação maior entre os jogadores quando suas ações interferem nas dos outros, seja movimentando a carruagem com os clérigos, seja na devolução dos tiles. Tudo precisa ser muito bem calculado para ser usado no momento certo. Sem dúvida é uma aquisição fundamental junto ao jogo base.

Se ficou interessado em obter tanto o jogo quanto as expansões, veja também o Big Box que inclui todos os jogos em uma única caixa:
Caixa da "Big Box": jogo base mais todas as expansões. (BGG)

6 comentários:

  1. Poxa amiga nenhum comentario num post tão trabalhoso?

    Ohhh povo ingrato! rsss...

    P-A-R-A-B-E-N-S por essa sua contribuição ao mundo gamer!

    SHOW DE BOLA! rsss

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Já comprei o T&T e fiquei na dúvida quanto a expansão.

    Como sou a louca da expansão na minha turma (abro mão de jogos novos em prol de expansões dos que ja tenho), minha mão coçava para comprá-la.

    Li no BGG, li na net... mas ainda não tinha sacado o quanto poderia ser divertido ter mais disputa.

    Foi para minha wishlist :)

    Bjus

    Ptah/ Thais Santos

    ResponderExcluir
  3. @Lu: esses posts são assim mesmo, o retorno é a longo prazo :)
    E pára de roubar o slogan do Gian! Lu-Combo!

    @Thais: obrigada, estamos aí pra ajudar :)

    ResponderExcluir
  4. Ja fui Sabotadora... Lenda... Rainha do Nilo... Voltinha... Mas prefiro Combo! Adorei! Rsssss

    Posso ficar com esse?

    Os outros sao horriveis!

    ResponderExcluir
  5. Precisa do jogo base pra jogar a expansão?Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio. Precisa sim, ele é realmente uma expansão e não uma nova versão. ;)

      Excluir